domingo, 14 de outubro de 2012

ANTROPOLOGIA E TOURADA


Pode parecer sensível, a um observador incauto ou a um neófito nesta que é, para mim, a mais estimulante das ciências humanas, a relação entre Antropologia e touradas. E isto porque um dos seus alicerces- da Antropologia, bem entendido- é, a par de uma postura culturalista (numa verdadeira demanda contra o universalismo que dita a existência de uma natureza humana e coloca a vantagem no lado da segunda metade do debate nature vs. nurture), o relativismo cultural.

 

Inútil é dizer que, tal como todas as dicotomias, a que promulga a distinção racionalismo/relativismo, e as posturas individuais ou disciplinares que se situem num ou outro extremo, são reducionistas da real complexidade dos problemas sociais - e é a sua resolução, mais que o aumento do capital teórico das disciplinas, que as ciências humanas devem adoptar como alvo. Dito isto, parece-me óbvio que o tão célebre relativismo cultural e o não tão célebre relativismo moral não podem ser invocados indiscriminadamente em auxílio das mais heteróclitas práticas polémicas que os países querem perpetuar. Afinal, se ninguém considera aceitável a pena de morte por apedrejamento em nome do relativismo, porquê conceder tal clemência às touradas?
 
 
 
                                                            Picasso, «O Toureiro»
 

3 comentários:

  1. Já tive longas conversas sobre as touradas com aficionados das mesmas e a resposta é sempre a mesma: ah e tal é a tradição.

    Eu costumo responder: sim, mas também era tradição tratar os pretos como escravos.

    Costumo levar de resposta: lá estás tu a exagerar.

    E pronto, fico sem argumentos perante tal resposta. lol

    ResponderEliminar
  2. Também passo pelo mesmo, há até um anúncio televisivo contra as touradas que mostra uma mulher a ser apedrejada num paralelo com o argumento da tradição; não foi bem aceite mesmo por pessoas que não gostam de touradas, pareceu-lhes degradar a dignidade humana.

    Parece-lhes um exagero porque têm inculcado que existe um fosso enorme entre a experiência humana e a experiência animal, quando a ciência cada vez mais mostra os erros dessa visão..

    ResponderEliminar